Notícias

Soluções Sustentáveis

A sustentabilidade é questão-chave para o desenvolvimento do planeta. Assim, merece destaque toda ação que venha a somar na busca constante da eficiência com responsabilidade ambiental, econômica e social.

Estamos sempre engajados em encontrar maneiras de minimizar os problemas causados ao meio ambiente pela construção civil, por isso estamos trazendo para nossas obras conceitos de sustentabilidade ambiental que envolvem o uso de placas solares para geração de energia, utilização de água da chuva, iluminação em LED, assim como outros equipamentos ecologicamente corretos.

Além da sustentabilidade ambiental, estamos buscando também inovações que atentam a sustentabilidade econômica e social da cidade de Uruguaiana. Neste sentido, desenvolvemos projeto que possibilitou a reutilização do isopor em nossas obras, visando dar um destino apropriado a este material – assim como ocorre com outros tantos, antes descartados e agora de grande valor em diferentes setores, a exemplo de metais e plásticos.

Capitaneado pelo colaborador Carlos Sgarioni, a parceria envolveu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cooperativa Municipal de Catadores de Lixo e Reciclagem Catito em um processo que se estendeu por mais de um ano, incluindo etapas logísticas para o recolhimento do isopor, desenvolvimento, pela empresa Catito, de uma máquina para moer o produto e fase de testes dos usos.

Confira Algumas Imagens:

Coleta e separação é feita pela cooperativa de catadores.Uso de maquinário especifico para processo de moenda da matéria prima.A parceria envolveu empresas, setor público e cooperativas.Isopor pronto para ser enviado paras as obras. Isopor moído embalado para envio. Sistema no qual o isopor moído é adicionado ao concreto dos contrapisosOs funcionários são treinados para efetuarem a mistura. Sistema no qual o isopor moído é adicionado ao concreto dos contrapisos.Aplicação da mistura, também requer mão de obra qualificada. O resultado é uma relevante melhora no isolamento térmico e acústico.


Desde outubro de 2015, o sistema no qual o isopor moído é adicionado ao concreto dos contrapisos já está em uso em nossas obras, apresentando melhorias relevantes no que se refere ao isolamento térmico e acústico dos empreendimentos. Outra vantagem é a facilidade de manuseio e instalação do material, proporcionando aos funcionários mais saúde e bem estar.

Porém, o uso do isopor na construção requer profissionais experientes na área – isso porque a proporção de isopor adicionado ao concreto depende do fim a que este se destina. Logo, não é aconselhável que leigos, sozinhos, façam uso deste sistema.

Estamos orgulhosos de estar trazendo este benefício para a cidade como um todo, por considerar que se trata de uma novidade que vem somar a tantas outras que estão beneficiando o meio ambiente e ajudando a construção civil a se tornar um ramo menos explorador de recursos naturais e mais amigo do planeta.

Tem alguma sugestão para soluções sustentáveis em nossos empreendimentos?

Entre em contato conosco.

Paulo da Cunha, Construindo Sonhos… e um futuro melhor para Uruguaiana!